Artigos

Melhorando a disputa: Mantenha a cabeça no jogo

Autoria: Linda Petlichkoff, Ph.D., professora, Departamento de Cinesiologia, Boise State University (Boise, ID).

Quando a maioria dos atletas fala sobre melhorar a disputa, eles tendem a concentrar suas atenções em habilidades físicas, estratégias de jogo e chegar ao "pico" na hora certa da temporada. Infelizmente, quando os esportistas se dedicam apenas a esses aspectos, estão se esquecendo de outros ingredientes essenciais - nutrição esportiva apropriada, hidratação e preparação mental.

Atletas que deixam de ter uma dieta apropriada e/ou que não se mantêm hidratados durante a prática e os jogos irão sentir falta da autoconfiança necessária para competir. Além do mais, eles podem se ocupar de pensamentos negativos e autodestrutivos quando sentem falta de energia para competir. A compreensão do que leva ao melhor desempenho do atleta é essencial para o sucesso. Aqui estão alguns exercícios para ajudar na preparação de atletas:

Espelhe-se em desempenhos passados
Os atletas devem escrever por que eles se sentiram tão bem sucedidos. Quais eram os pensamentos antes da competição? Durante a competição? Qual a confiança que tinham em participar da competição?
Compare essas anotações com uma situação em que eles não se saíram tão bem quanto gostariam. Quais as diferenças?

Conheça a face do jogo
Qual o nível de estímulo os atletas precisam para ter o melhor desempenho? Pergunte aos atletas se eles estavam muito ou pouco estimulados quando jogaram mal. Eles se ocuparam de pensamento positivo quando jogaram bem? Eles se concentraram no desempenho em vez do resultado quando tiveram um bom desempenho?

Mantenha um jornal de esportes ou um registro de treino
Jornais fornecem aos atletas um mecanismo para escrever informações específicas sobre diferentes aspectos da preparação. Os fatores que cada atleta escolhe para avaliar podem ser diferentes em relação a outros atletas do time - e está OK! Cada qual expõe, ao seu modo, os motivos do sucesso ou fracasso.

Concentre-se nos aspectos que o atleta pode controlar
Freqüentemente, os atletas se preocupam com coisas que não podem controlar (juízes, multidões, oponentes). Esse tipo de preocupação apenas interfere no desempenho. Em lugar disso, dedique-se a aspectos como treinamento físico e mental, adotar uma dieta apropriada antes da competição e manter-se hidratado.

Pratique o pensamento positivo
Você conhece um atleta que seja seu pior inimigo pessoal ou seu maior fã? Faça os atletas desenharem uma linha vertical no meio de um pedaço de papel. No lado direito, os atletas devem anotar tudo o que eles falam que seja negativo sobre desempenho, práticas e competições. No lado esquerdo, devem anotar tudo o que é positivo. Repita por alguns dias. O que esses esportistas descobriram sobre eles mesmos? Pergunte como eles podem transformar os pontos negativos em positivos.

Individualize o programa
Estimule os jogadores a fazer a si mesmos, as seguintes perguntas para ajudar a personalizar seus próprios programas:
1. Alimentei-me o suficiente hoje para me dar a energia de que preciso? Tomei líquido suficiente para ter o melhor desempenho?
2. Que posso fazer para aprender a relaxar, controlar minha ansiedade, usar a imaginação mental ou pensamento positivo?
3. Como me sinto preparado? O que preciso fazer para tirar o máximo proveito do meu treinamento

Fonte: GSSI (Gatorade Sports Science Institute) Brasil.
Acesse o site: www.gssi.com.br.

Voltar

FacebookBlogInstagram

Unidade Ibirapuera: Rua Bento de Andrade, 103
(11) 2507-9021 | 2507-9024

Unidade Perdizes: Rua Dr. Cândido Espinheira, 250
Fone: (11) 3368-3116

Unidade Sorocaba (somente Reabilitação):
Av. São Paulo, 3333 - (15) 4009-3333 ramal 64

© 2011-2015 Clínica Life SP. Todos os direitos reservados

L2 Midia