Artigos

Como o sódio contribui para manter os atletas hidratados

É fundamental que o teor de sódio em uma bebida esportiva não seja alto e nem baixo demais. Estudos mostram que o acréscimo de determinadas quantidades de sódio a uma bebida aromatizada aumentam a ingestão voluntária e contribuem para evitar a desidratação.

A ingestão inadequada durante a atividade física pode resultar na desidratação e comprometer o desempenho do praticante de atividade física. Durante atividades físicas intensas, os praticantes não costumam ingerir a quantidade de líquidos suficientes para reposição do volume de líquidos e sais minerais perdidos, o que causa a chamada “desidratação voluntária”. Como a ingestão da quantidade adequada de líquidos durante e após exercícios intensos é a primeira linha de defesa contra a desidratação, as bebidas esportivas devem ser formuladas de maneira adequada para estimular a ingestão voluntária.

De acordo com estudos científicos, o sódio adicional nas bebidas esportivas pode incentivar a ingestão de líquidos e ajudar a reidratação após a prática de exercícios físicos.

Wemple e col. estudaram o efeito de três teores diferentes de sódio em uma bebida que contém carboidratos e eletrólitos (como uma bebida esportiva), a ingestão voluntária e a reidratação após uma atividade física intensa. O teor de sódio nas bebidas testadas foi de 0,575 e 1.150 mg/L.

As pesquisas revelaram:

• Pequenas quantias de sódio acrescentadas a uma bebida aromatizada e doce aumentou a ingestão de liquidos e melhorou a reposição de líquidos após o exercício;

• A reposição de líquidos perdidos é mais rápida com uma bebida com baixo teor de sódio que com uma bebida sem sódio ou com alto teor desse mineral;

Quantidades adequadas de sódio em uma bebida esportiva também podem ajudar a realçar o sabor e aumentar a quantidade de líquidos que atletas desidratados vão beber para repor as perdas de líquidos.

Fonte: GSSI (Gatorade Sports Science Institute) Brasil.
Acesse o site: www.gssi.com.br.

Voltar

FacebookBlogInstagram

Unidade Ibirapuera: Rua Bento de Andrade, 103
(11) 2507-9021 | 2507-9024

Unidade Perdizes: Rua Dr. Cândido Espinheira, 250
Fone: (11) 3368-3116

Unidade Sorocaba (somente Reabilitação):
Av. São Paulo, 3333 - (15) 4009-3333 ramal 64

© 2011-2015 Clínica Life SP. Todos os direitos reservados

L2 Midia