Artigos

Entendendo o Suor

Por que suar?

O mecanismo da transpiração é acionado quando a temperatura corporal aumenta, como durante o exercício físico. A evaporação do suor esfria a pele e ajuda a manter uma temperatura interna segura.
Toda atividade física produz calor e eleva a temperatura do corpo. Para manter essa temperatura adequada e recuperar o equilíbrio, o corpo transpira. A evaporação do suor elimina parte do calor do corpo e também substâncias importantes para o equilíbrio interno, que devem ser repostas.

Influências externas

A roupa pode servir de barreira para a perda de calor (quando a camiseta fica molhada de suor, dificulta a transpiração). Quanto mais quente e úmido um ambiente, mais a pessoa transpira.
A roupa e principalmente as condições climáticas podem influenciar no desempenho da atividade física. O tipo de roupa pode ser uma barreira para a perda de calor. Por exemplo, quando a camiseta é de tecido inadequado e fica muito molhada de suor, dificulta a transpiração e, conseqüentemente, prejudica o estado de hidratação. As condições climáticas como altitude, umidade do ar e temperatura também influenciam no mecanismo de eliminação do suor, afetando a performance. Quanto mais quente e úmido um ambiente for, mais a pessoa vai transpirar.

Condicionamento físico

Quanto melhor seu condicionamento físico, mais rápido a pessoa começa a suar. Isso ocorre porque o corpo fica treinado a iniciar rapidamente o processo de dissipação de calor e manutenção de uma temperatura segura.
Quanto melhor seu condicionamento físico, mais regulado o mecanismo de transpiração funcionará. Isso ocorre porque o corpo fica treinado a iniciar rapidamente o processo de dissipação e absorção de calor, mantendo a temperatura corporal adequada e segura.

Desodorante x antitranspirante

O antitranspirante neutraliza o suor e inibe sua formação nas glândulas sudoríparas. O desodorante tira o odor e inibe a proliferação de bactérias responsáveis pelo mau cheiro.

Onde você sua?

As partes do corpo com mais glândulas sudoríparas são os pés, as costas e as mãos.

As glândulas sudoríparas, responsáveis pela produção do suor, estão presentes no corpo inteiro. Porém, encontram-se em maior quantidade nas palmas das mãos, plantas dos pés e axilas.

Mau cheiro

O mau cheiro do suor é causado por substâncias fabricadas pelas bactérias que ficam nas regiões com mais glândulas sudoríparas, como as axilas. Quanto mais bactérias no local, mais desagradável costuma ser o cheiro. Alguns alimentos consumidos em grande quantidade também influenciam no odor, como as vitaminas, proteínas e frutos do mar.

Fonte: GSSI (Gatorade Sports Science Institute) Brasil.
Acesse o site: www.gssi.com.br.

Voltar

FacebookBlogInstagram

Unidade Ibirapuera: Rua Bento de Andrade, 103
(11) 2507-9021 | 2507-9024

Unidade Perdizes: Rua Dr. Cândido Espinheira, 250
Fone: (11) 3368-3116

Unidade Sorocaba (somente Reabilitação):
Av. São Paulo, 3333 - (15) 4009-3333 ramal 64

© 2011-2015 Clínica Life SP. Todos os direitos reservados

L2 Midia